19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Turma da Barca faz a festa e carnaval é um sucesso em Capivari

Turma da Barca faz a festa e carnaval é um sucesso em Capivari

Depois de 12 anos, a Barca voltou, e contagiou com alegria e muita música as ruas da cidade

 

Foi marcante e emocionante o retorno do Grêmio Recreativo e Cultural Bloco Carnavalesco Turma da Barca, no carnaval de Capivari. Com desfiles e participação da sua Bateria, a festa ficou completa, fazendo a alegria dos foliões durante os cinco dias do evento.

Desde 2007, a Turma da Barca não desfilava pelas ruas da cidade, por isso a espera foi grande e ansiedade tomou conta de quem ensaiou muito e se preparou para o grande momento. Mas no último final de semana a espera, enfim, terminou, e agora, como Bloco Carnavalesco, a Barca deu um verdadeiro show pelas ruas de Capivari.

O início da folia foi no sábado, 02, com desfile pela avenida Pio XII. Na segunda-feira, dia 04, a Barca “desceu” contagiante foi pela rua XV de Novembro, com desfecho da apresentação no platô da Praça Central. Já no último dia de festa, além da participação da “Bateria Turma da Barca”, que se apresentou após as Marchinhas do Coreto, também houve desfile no calçadão da Praça Central.
A organização do Bloco contou com abre alas, cantores, rainha, madrinha, passistas, bateria e o bloco com abadás. Mas o que “roubou a cena” foi a alegoria toda iluminada com um dinossauro gigante, que despertou o interesse de curiosos e fez a alegria da criançada.

Com o samba enredo “A BARCA DA FÉ”, o público cantou e se divertiu com a letra inspirada na história do município. A composição, marcante, trouxe as gírias capivarianas “Vorta urso” e “Vorta bode”, além de fazer referência ao grupo Demônios da Garoa, com seguinte trecho: “quais, quais, quais, quais cum dum! Nosso bichinho já virou ziriguidum”. Cesário Motta – responsável por trazer as marchinhas em Capivari –, ainda foi lembrado na canção, assim como Hélio Grisoto.

As belas e sorridentes Valentina e Olivia, mais novas mascotes da Barca, muito animadas, também participaram da festa, bem como a rainha e madrinha, que esbanjaram beleza e samba no pé. Personalidades da cidade também marcaram presença.

Diogo Tedeschi, o popular “Gelinho”, um dos fundadores e atual presidente da Turma da Barca, descreveu ao JCR a sensação de estar de volta, fazendo um balanço deste ano e confirmando que vem muita coisa por aí.

“Embora a volta não tenha sido como escola de samba (completa), como era nos últimos anos em que desfilou, a energia, a alegria e a vontade de manter viva a tradição continua a mesma. Tenho certeza que a Turma da Barca marcou presença em 2019! Quero agradecer a todos que diretamente ou indiretamente contribuíram para a realização do evento. A partir de agora a Turma da Barca vai estar presente durante o ano todo e com muitas novidades”, garantiu Tedeschi.

 

Carnaval 2019 teve sucesso de público nos 5 dias de folia em Capivari

Mais de 15 mil pessoas prestigiaram o Carnaval de rua de Capivari, que teve início na sexta (1), e se estendeu até a terça-feira (5), com uma programação variada que contou com grupos e bandas locais, que deram um verdadeiro show na praça central em todas as noites.

As escolas de samba Império do Samba, Turma da Barca, Vai Com Tudo e Mais 10 também desfilaram pelas ruas da cidade, no sábado e na segunda-feira, com início às 20h30. Para animar a garotada, as matinês aconteceram no coreto, na praça central, durante o domingo e a terça-feira. O último dia foi o mais movimentado de público, com cerca de 5 mil pessoas caindo na folia.
A Guarda Civil de Capivari deu apoio ao evento organizado pela empresa Start Eventos, Raízes FM e Quick Eventos e colocou um efetivo 50% maior nas ruas para trabalhar pela segurança da população. Nenhuma infração às leis foi registrada, e os poucos casos de início a tumultos foram contidos pelos agentes. A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Polícia Militar também atuaram no local.

Campanha Beneficente Turma da Barca
Mesmo após o carnaval, as ações de cunho cultural e social continuam a ser promovidas pelo GRCBC Turma da Barca. Está sendo promovida até o dia 16 de março, a campanha beneficente em prol da Associação Santa Rita de Cássia, para ajudar as crianças que estão necessitando.

O objetivo da campanha é arrecadar leite e papel higiênico, com três pontos de coleta definidos: Barão Maltella, localizado na rua Barão do Rio Branco, 793, no Centro; Loja da Maria José (Coronel Delfino, 678, Centro) e Lanchonete Água na Boca (Praça 13 de Maio, 55, Centro).

A Associação Santa Rita de Cássia é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, nem intuitos econômicos, que promove o acolhimento institucional de crianças e adolescentes, como medida de proteção.

As doações podem ser feitas até o próximo dia 16 deste mês.

Fechar Menu