19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Saúde de Monte Mor alerta sobre a importância da vacina contra HPV

Saúde de Monte Mor alerta sobre a importância da vacina contra HPV

A Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de Monte Mor faz alerta sobre a importância da aplicação da vacina contra HPV em busca de avançar o trabalho de imunização. A vacinação abrange meninas de 9 a 14 anos e recentemente a faixa etária para os meninos foi ampliada para 11 a 14 anos. A imunização é obtida em duas doses com intervalo de seis meses entre elas.

Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. Portadores de HIV/AIDS de 9 a 26 anos completos também têm direito a vacina, mas é necessário apresentar prescrição médica no momento da vacinação.

A enfermeira da Vigilância em Saúde, Cristina Ramos, esclarece que os pais ainda têm muito preconceito com a vacinação contra HPV, por achar que estimula a atividade sexual. “A vacina é uma das formas mais eficazes de proteção contra o vírus e o câncer de colo de útero”, destaca. Inserida no Calendário Vacinal no ano de 2014, a HPV era destinada apenas para as meninas. Em janeiro deste de 2018, as doses começaram a ser disponibilizadas também para os meninos com idade entre 12 e 13 anos completos e em junho foi ampliada para 11 a 14 anos.

HPV: Altamente contagioso, o HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas que pode causar câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de pênis e garganta. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente no Brasil.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Monte Mor. As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 15h30. Para tomar as doses é preciso apresentar a carteirinha de vacinas, RG, Cartão Cidadão e estar acompanhado por pais ou responsáveis.

Fechar Menu