19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Santos despeja 60 toneladas de resíduos sólidos no mar por dia; 85% disso é plástico

Santos despeja 60 toneladas de resíduos sólidos no mar por dia; 85% disso é plástico

Toneladas de resíduos sólidos no mar por dia; 85% disso é plástico

Estudo inédito no Brasil revela pela primeira vez as fontes da poluição no mar e mede a quantidade de lixo que acaba parando nas praias; ocupações irregulares, o sistema de drenagem por canais e o descarte na orla são as principais fontes.

Apesar de já bastante conhecida e denunciada, a poluição de plástico nos oceanos ainda carece de mensurações mais locais para identificar a origem e o tamanho do problema em cada cidade ou comunidade. Um trabalho inédito realizado ao longo do último ano em Santos, litoral paulista, conseguiu mapear as fontes do lixo observado nas praias e também sua composição e quantidade.

O número surpreende: por dia, cerca de 60 toneladas de resíduos – 12,5% do que é gerado diariamente na cidade – vão parar no mar. A maior parte disso, 85%, é de material plástico. É como se o lixo produzido por uma cidade de 65 mil habitantes fosse todo para o mar.

Apesar de Santos ser uma cidade portuária, apenas cerca de 20% dos resíduos encontrados na praia são provenientes do porto ou da pesca. Cerca de 80% do lixo tem origem urbana, aponta o trabalho.

A análise sobre a composição do material também revela que o problema vai muito além dos canudinhos que vêm sendo banidos em várias partes do mundo. Eles também estão ali, engrossando uma lista de pelo menos 35 tipos de plástico que foram identificados. Nos mares do mundo todo, mais de 80 tipos de resíduos já foram encontrados.

Fechar Menu