You are currently viewing Próximos do fim

Próximos do fim

A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças. Assim, quando podemos anunciar boas novas como a licença conquistada para a Estação de Tratamento de Esgoto do Castelani que há tempos é uma cobrança da população, sentimo-nos felizes. Essa novela é antiga e quando um passo é dado em favor da conclusão da obra temos que comemorar.

Além dessa Estação ser importante para empresas é essencial para a proteção da saúde pública. Outra importante razão para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente.

É fato que novas e grandes empresas antes de se instalarem na cidade, pesquisam sobre infraestrutura, segurança, educação, saúde, tratamento de esgoto, entre outros. Por esse motivo, a cada nova Estação de Tratamento que nos aproxima dos 100% de esgoto tratado pode ser considerada avanço importante para a melhor qualidade de vida da população.

Muitas vezes encontramos governantes que ignoram que o investimento do tratamento do esgoto trazem redução de gastos aos cofres públicos com serviços de saúde. Às vezes eles até sabem da importância de se investir nesta área, mas não conseguem avançar. Rafard patina nesta questão há algum tempo.

O importante é que todos tenham a consciência de que esse é um investimento para a saúde. É qualidade de vida. A destinação correta acaba com a poluição, além de contribuir com uma diminuição significativa de doenças.

Este é um investimento, quando o município faz ou conquista, que deve ser motivo de aplausos. São poucos que apostam em obras tão caras e que, como diz um velho ditado no meio político, não dão voto pois estão ‘embaixo da terra’. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada R$ 1 investido em saneamento, se economiza R$ 4 em saúde. Com mais esse passo dado em Capivari da licença para a ETE do Castelani teremos a chance de fazer esta conta valer ainda mais.

Será uma conta que envolverá todos munícipes ao longo do tempo e um ganho incalculável para a saúde de cada capivariano. Não vamos falar em quanto tempo demorou, vamos dizer que estamos mais próximos do fim de uma novela que proporcionará melhor qualidade de vida para nossa gente.