Natalia Sampaio, Diretora geral do Meio Ambiente em Capivari concede entrevista ao JCR

Natalia Sampaio, Diretora geral do Meio Ambiente em Capivari concede entrevista ao JCR

Nesta semana comemoramos o dia mundial do Meio Ambiente, que aconteceu na última quarta-feira, 05 de junho. E para enaltecermos a passagem dessa importante data, o JCR entrevistou a Diretora de Meio Ambiente de Capivari, Natália Sampaio, que falou sobre as atuações e metas do município para esta importante área.

JCR: Natália, como está estruturado o Departamento de Meio Ambiente?

Natália: Contamos com uma equipe multidisciplinar sendo: 01 Diretora geral – com formação em Engenharia Florestal, especialista em gerenciamento ambiental; 01 Diretor – administrador com pós em Meio Ambiente; 02 fiscais ambientais (técnica em química e outra Eng. Florestal); 01 serviços gerais, formado em Biologia; 01 Auxiliar Administrativo e 01 estagiária em Biologia

JCR: Onde funciona o Departamento?
Natália: Funciona no SIAM (Sistemas Integrados da Administração Municipal) à Avenida Piratininga, 797, Jardim Santa Terezinha.

JCR: Quais as principais ações realizadas neste ano?

Natália: Neste ano as ações estão focadas às diretivas do programa município verde e azul. O Programa Município Verde Azul é um projeto que foi lançado em 2007 pelo governo do estado de São Paulo que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais.

JCR: Quais são as metas para os próximos anos?
Natália: Envolvem ações de educação ambiental da população com enfoque nas diretivas do PMVA- Programa Município Verde e Azul.

JCR: Em relação ao lixo produzido no município, há alguma ação ambiental programada?
Natália: Temos diversas ações de Educação Ambiental para conscientização sobre o lixo, sobre a importância de diminuir sua geração e dar o destino final adequado

JCR: Como é tratada a questão dos resíduos sólidos pela Diretoria de Meio Ambiente?

Natália: Seguimos as orientações da política nacional de resíduos sólidos (lei 12.305/2010)

JCR: Há algum consórcio regional?
Natália: Sim, CONSIMARES e PCJ

JCR: O que foi feito em relação à semana do meio ambiente?
Natália: Tivemos atividades com palestras do PCJ, EPPO, visitação à ETA, atividade sobre sustentabilidade em escola, plantio de árvores e cápsula do tempo.

JCR: Como está a questão do selo do município verde e azul?
Natália: Estamos focados na conquista dele.

JCR: Qual pontuação de Capivari ?
Natália: 36,98 em 2018, tendo subido 52 posições em relação a 2017.