19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Liderar os Impulsos Essenciais
banner 960x467

Liderar os Impulsos Essenciais

Para atingir uma liderança de alto desempenho e implementar um forte modelo de gestão, com foco no cliente interno e no cliente externo, é fundamental desenvolver um entendimento claro do que as pessoas querem. Fazer a leitura do cenário, entendendo os Impulsos essenciais que levam as pessoas a tomarem decisões e assumirem compromissos, é crucial para uma liderança de influência positiva baseada em uma entrega de valor alinhada com as expectativas dos envolvidos.

De acordo com a pesquisa de dois professores da escola americana de negócios – Harvard Business School, todas as pessoas possuem quatro Impulsos Essenciais que exercem influência direta na tomada de decisões, são eles:

1 – O Impulso de Adquirir – Referente ao desejo de acumular objetos físicos, ou de acumular riqueza, ter status, aumentar a zona de poder e de influência. Alguns líderes usam esses impulsos sugerindo que sejamos mais ricos, mais poderosos, mais influentes e com maior e melhor status perante a sociedade.

2 – O Impulso de Formar Vínculos – Referente ao desejo de sentir-se valorizado, reconhecido e até mesmo amado, formando relacionamentos com outros, sendo esses relacionamentos platônicos, românticos, amizades ou até mesmo relacionamentos de interesses e bem explícitos. Normalmente esse impulso é característico de líderes e profissionais de seguimentos de prestação de serviços, vendas, compras e áreas afins, onde a rede de relacionamentos é a chave para o sucesso.

3 – O Impulso de Aprender – Referente ao desejo de satisfazer a nossa curiosidade. Programas de liderança em grandes empresas destacam-se pela prática de captar talentos e por disponibilizar programas internos de aprendizagem, incentivo à leitura, treinamentos externos, etc. Os bons líderes continuam aprendendo todos os dias e em todas as situações, além de notar e incentivar aqueles que apresentarem o impulso de aprender de forma mais aflorada.

4 – O Impulso de Defender – Referente ao desejo de nos proteger, ou de proteger nossos familiares e amigos, além de defender os bens materiais adquiridos e acumulados, frutos de muita dedicação e trabalho. Muitos líderes conhecem muito bem esse impulso, pois todos nós temos o Impulso de Defesa, em níveis menores ou maiores em cada indivíduo, mas seguramente todo ser humano tem esse impulso, e que nesse caso especifico, pode ser colocado até mesmo como um instinto.

Líderes de alto desempenho, associados a uma liderança moderna, conhecem bem cada membro do seu time, e assim podem selecionar características importantes que representem um ganho no impulso de defesa para cada liderado. Por exemplo, cobrar a equipe por resultados, e não por horário de entrada ou saída, gerando flexibilidade e integração dos afazeres pessoais e profissionais dos colaboradores. Sem dúvida isso nos traz segurança. Afinal, DEUS não nos deu uma vida profissional e uma vida pessoal. Recebemos DELE apenas uma vida, e cabe a cada um de nós equilibrar as atividades pessoais e profissionais de forma que possamos viver em harmonia.

Destaco que o interesse desse artigo não é julgar nenhum tipo de impulso ou de liderança, mas sim trazer ao conhecimento dos leitores novas formas de jogar o jogo que outros líderes já estão jogando diariamente .

Sempre que um time apresentar uma necessidade não satisfeita em uma ou mais dessas áreas, seguramente o time não estará completo em sua essência e dificilmente estarão engajados em conquistar resultados de excelência.

No geral, toda liderança de sucesso trabalha alguma combinação de fatores como aprendizagem, reconhecimento, geração de valor, acúmulo de ativos, transparência e clareza, poder, proteção, participação, envolvimento, parcerias e motivação.

Quanto mais claramente você articular como sua liderança satisfaz um ou mais desses impulsos em seu time, mais atraente será seu modelo de Gestão.

“Compreender as necessidades Humanas são meio-caminho andado para satisfazê-las” – Adlai Stevenson

Fechar Menu