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Entregue valor sem custo ao seu cliente

Entregue valor sem custo ao seu cliente

Uma forma de conquistar rapidamente a atenção de seus clientes, é oferecer algo de valor com a palavra mágica “sem custo”. O ser humano é fascinado pela possibilidade de ganhar algo sem a necessidade de pagar por ele.

Provavelmente você já experimentou algo desse gênero. Uma amostra grátis de perfume, um pedaço de bolo ou torta em um shopping, sem a necessidade de pagar pela amostra, ou mesmo o uso de um produto por tempo determinado para fazer um “Test Drive”. Há grandes chances de que pelo menos uma dessas gratuidades tenha feito você pensar no produto ou serviço experimentado sem custo, e que posteriormente levou-o a comprar mais.

A oferta de produtos ou serviços sem custos adicionais ainda é muito praticada pois funciona, o valor não repassado no ato presente será subsidiado por vendas futuras realizadas em função da demanda.

O cuidado com essa técnica deve ser tomado por ambos os lados, tanto por quem oferece valor agregado sem custo adicional, quanto por quem recebe o produto ou serviço sem custo adicional.

Quem oferece valor agregado precisa fazer uma boa leitura dos potenciais clientes e das possíveis oportunidades de venda futura baseada em demanda real. Caso contrário estará injetando capital e energia para conquistar clientes com produtos e serviços sem custos, e suas saídas serão maiores do que as entradas, e dessa forma a conta não fecha.

Já quem recebe o produto ou serviço “Grátis”, precisa avaliar muito bem os interesses envolvidos e se o valor agregado sem custo em um universo imediatista, não lhe custará desembolsos maiores no futuro, afinal, vale a máxima de que não há almoço grátis.

Porém, muitas vezes, oferecer um autêntico valor sem custos, representa uma maneira rápida e eficaz de chamar a atenção de seus parceiros atuais ou de seus potenciais clientes. Ao dar efetivamente algo que agrega valor ao seu cliente sem custos imediatos, dará a ele a chance de provar o verdadeiro valor de seu produto ou serviço, gerando boas oportunidades reais de venda futura, caso a experiência vivenciada seja de alguma forma percebida pelo cliente.

Dar gratuitamente um produto ou serviço de valor agregado realmente chama muito a atenção, e é uma forma efetiva de venda de médio prazo. Porém, é fato que somente a atenção dos seus clientes não pagará as suas contas. Essa técnica deve estar associada a formas efetivas de abordagens de negociação que busquem a geração de valor com lucro real.

Ofertar valor agregado sem custos mantem as portas abertas, e é muito válido para atrair clientes pagantes. Mas se essa prática não resultar em vendas futuras reais, o seu negócio não terá como se manter saudável financeiramente.

A “sacada” dessa abordagem está na concentração da oferta sem custos de algo que agregue valor real, e que esse valor seja percebido pelos clientes potenciais, mas que esteja alinhado com uma leitura de cenário efetiva para atrair clientes pagantes.

 

Bons negócios!

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