19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Em comemoração ao dia do Agricultor, que aconteceu ontem, Nê Cerezer concede entrevista ao JCR

Em comemoração ao dia do Agricultor, que aconteceu ontem, Nê Cerezer concede entrevista ao JCR

Neste final de semana em que comemoramos o Dia do Agricultor, 28 de julho, o Jornal da Cidade entrevistou o Agricultor e Empresário da cidade, Antônio Carlos Cerezer, mais conhecido como Nê Cerezer, Presidente da Canacap e diretor Assocap.

Há quanto tempo o senhor trabalha com Agricultura?

Trabalho na Agricultura há cerca de 50 anos. Desde menino sigo os passos do meu pai Antonio Cerezer que também foi agricultor por toda sua vida.

E o que o senhor cultiva? Só trabalha com Agricultura ou também trabalha em outra função?

Na Agricultura cultivo cana de açúcar. Fazemos todo o plantio, colheita e venda. Tenho também uma empresa de terraplanagem no qual trabalho como empresário.

E levando- se em conta que nossa região é uma região canavieira, como o senhor avalia a Agricultura da cana- de- açúcar hoje aqui?

Hoje seguramente posso dizer que não está bom,mas acredito que a longo prazo pode melhorar. Antes de 1997 havia uma tabela de preços para a cana, mas isso não ocorre mais. Hoje o preço é estabelecido por meio da lei da oferta e da procura e como em 2007 o Governo financiou plantio para usinas em outros Estados que não tinham, a oferta aumentou e o preço da cana diminuiu.

E em que o senhor acredita que a tecnologia e os maquinários que hoje têm sido utilizados contribuíram ou atrapalharam na agricultura?

A vinda das máquinas tem os seus prós e contras realmente e que ao final se equilibram e facilitam a vida do Agricultor. As vantagens são de que hoje não há queima, de que houve uma economia com o pagamento de pessoal e o trabalho facilitado de maneira geral. As desvantagens são as perdas na hora da colheita e a compactação em dias chuvosos que podem atrapalhar até mesmo a próxima brota.

E nesta semana em que temos a comemoração do Dia do Agricultor, que acontece amanhã, o que o senhor, que é um Agricultor experiente, teria a dizer sobre a Agricultura em nosso País?

Eu acredito particularmente que a Agricultura é o veículo mais rápido para equilibrar a balança comercial do país. Hoje o plantio de grãos vai muito bem, por exemplo.

E o senhor acredita que mudar o ramo seria a solução para alguns Agricultores em nossa região que estão sentindo-se desmotivados com a queda dos preços da cana?

Não. Não acredito que a mudança de ramo seja a solução. Nossa região é favorável para a cana, mas não é para grãos, por exemplo. Então acredito que, neste momento, aumentar a produção seria uma saída para este momento não tão bom de nossa Agricultura regional.

E qual mensagem o senhor gostaria de deixar aos Agricultores de nossa região?

Eu, em nome da Canacap e Assocap gostaria de parabenizar nossos agricultores de toda Capivari e região e deixar uma mensagem a eles: que nunca deixem de plantar; que façam o que tem ser feito sempre bem feito aumentando suas produções para que não haja quebra e assim que possamos continuar juntos continuarmos com a Agricultura de cana-de-açúcar em nossa região.

Fechar Menu