19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Descaso do Governo de SP provoca dano no patrimônio histórico de Capivari

Descaso do Governo de SP provoca dano no patrimônio histórico de Capivari

Por descaso do Governo do Estado de São Paulo, o Museu Histórico Pedagógico Doutor Cesário Motta Júnior, de Capivari (SP) desabou nesta quinta-feira,05 em capivari. O imóvel, construído em 1957, foi fechado há cerca de sete anos por apresentar problemas estruturais. Não há prazo para que a reforma prometida pelo Estado inicie, segundo a prefeitura. O prédio pertence ao Governo do Estado de São Paulo. O local abrigava, também, a biblioteca municipal João Batista Prata no passado.

Prefeitura emitiu uma nota oficial sobre o caso.
A Prefeitura de Capivari vem a público esclarecer que na noite desta quarta-feira (4) uma das paredes do Museu Municipal Dr. Cesário Motta Júnior desmoronou, e a Defesa Civil esteve pelo local para avaliar os danos causados ao prédio, que é de propriedade do Estado, e patrimônio histórico. O local permanece isolado para a não entrada de pessoas.
A Defesa Civil está avaliando a situação do prédio e tomando medidas preventivas para a proteção do local.
Vale destacar que o prédio, construído em 1957, foi interditado pela própria Prefeitura em 2013, devido a problemas estruturais, e seu acervo foi transferido para outro local. Por se tratar de imóvel de propriedade do Estado de São Paulo, o custeio para a reforma (orçada em cerca de R$1 milhão) deve partir do Governo.

No dia 16 de janeiro de 2018 a Prefeitura entregou projeto para a reforma ao Diretor de Obras da Secretaria da Cultura do Estado para o restauro e reparo, mantendo as características históricas.

No momento, o prefeito de Capivari está em contato com o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.

Leia mais notícias em SeuJornal

Fechar Menu