Por descaso do Governo do Estado de São Paulo, o Museu Histórico Pedagógico Doutor Cesário Motta Júnior, de Capivari (SP) desabou nesta quinta-feira,05 em capivari. O imóvel, construído em 1957, foi fechado há cerca de sete anos por apresentar problemas estruturais. Não há prazo para que a reforma prometida pelo Estado inicie, segundo a prefeitura. O prédio pertence ao Governo do Estado de São Paulo. O local abrigava, também, a biblioteca municipal João Batista Prata no passado.
Prefeitura emitiu uma nota oficial sobre o caso.
A Prefeitura de Capivari vem a público esclarecer que na noite desta quarta-feira (4) uma das paredes do Museu Municipal Dr. Cesário Motta Júnior desmoronou, e a Defesa Civil esteve pelo local para avaliar os danos causados ao prédio, que é de propriedade do Estado, e patrimônio histórico. O local permanece isolado para a não entrada de pessoas.
A Defesa Civil está avaliando a situação do prédio e tomando medidas preventivas para a proteção do local.
Vale destacar que o prédio, construído em 1957, foi interditado pela própria Prefeitura em 2013, devido a problemas estruturais, e seu acervo foi transferido para outro local. Por se tratar de imóvel de propriedade do Estado de São Paulo, o custeio para a reforma (orçada em cerca de R$1 milhão) deve partir do Governo.
No dia 16 de janeiro de 2018 a Prefeitura entregou projeto para a reforma ao Diretor de Obras da Secretaria da Cultura do Estado para o restauro e reparo, mantendo as características históricas.
No momento, o prefeito de Capivari está em contato com o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.
Leia mais notícias em SeuJornal