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Criar Bons Hábitos

Criar Bons Hábitos

Normalmente classificamos as coisas que queremos fazer no dia a dia como metas. E isso não é verdade.

Atividades que precisam ser rotineiras e que queremos que tenham uma frequência cadenciada são Hábitos.

Diferente de metas e objetivos, os Hábitos são ações regulares que nos sustentam nas 4 esferas da pessoa completa – Corpo, mente, coração e espírito. Fazer exercícios pela manhã, tomar banho antes de sair para o trabalho, escovar os dentes todas as noites antes de dormir, fazer uma ligação por dia para seus pais para saber se estão bem, reconhecer diariamente uma boa ação de um colega de trabalho para criar sinergia. Todos esses citados são bons exemplos de hábitos que nos mantêm felizes e saudáveis.

Devido ao poder da repetibilidade ou do acumulo de atividades exercidas com uma determinada cadência, essas atividades se transformam em hábitos, e a soma desses pequenos hábitos podem trazer grandes resultados com o tempo.

A conquista de Hábitos requer muita força de vontade. Sendo assim, vale a pena utilizar técnicas estruturadas para ajudar na geração de hábitos que você deseja adotar. Por exemplo, caso queira ir para a academia de ginástica pela manhã, deixar a mochila preparada com as roupas e o tênis para correr no dia anterior, facilitará sua ação, uma vez que você precisará investir menos energia na preparação e poderá ir direto para a ação. Se quiser criar o hábito de ler todas as noites antes de dormir, pode deixar um livro na cabeceira da cama com uma iluminação apropriada, assim, quando se deitar, não terá esforço para realizar a atividade que facilmente pode virar um hábito, pois o Ambiente já está estruturado.

É muito mais fácil desenvolver hábitos quando você identificar os gatilhos que indiquem o momento e o local certo para agir. Um exemplo prático e que deve ser um hábito de muitos trabalhadores de industrias, antes de seguir para o seu posto de trabalho e iniciar suas atividades, precisam acionar o gatilho e verificar se estão com todos os equipamentos de proteção individual necessários para realizar a tarefa. Sem esse gatilho, o trabalho não inicia.

Para melhores resultados na construção de um hábito, a lei dos retornos decrescentes não deve ser negligenciada. Ou seja, quanto mais atividades você quiser inserir em sua formulação de construção de hábitos, menor será suas chances de sucesso.

Tenha um objetivo em mente e comece primeiro com o mais importante. Concentre-se em construir um hábito por vez. Lembre-se que a força de vontade que temos para usar a cada dia é limitada, e o esforço que investimos para exercer atividades importantes, porém ainda não habituais a nossa rotina, sequestram toda e qualquer energia extra de nosso corpo e de nossa mente. Portanto, se tentarmos construir muitos novos hábitos ao mesmo tempo, provavelmente não conseguiremos adotar nenhum deles ao longo do tempo.

Concentre-se em hábitos que são importantes para sua saúde, para seu desenvolvimento, para sua felicidade e para o seu trabalho. Assim você terá chance de ter uma vida plena nas quatro esferas da pessoa completa.

“Nós somos o que fazemos repetidamente, A excelência, portanto, não é um ato, mas sim um hábito”

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