19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Construa uma carteira de ações bem diversificada!

Construa uma carteira de ações bem diversificada!

Uma carteira de ações deve ser sempre diversificada e pensada no longo prazo, assim você pode ter estratégias para montar um carteira de ações para a aposentadoria, ou ainda adquirir ações que são boas pagadoras de dividendos obtendo assim uma outra fonte de renda.

Estudos internacionais indicam que uma carteira está bem diversificada com 15 títulos, de diversos setores. No Brasil, devido às características de nosso mercado, a diversificação da carteira já ocorre acima de 12 títulos. Ações que costumeiramente pagam dividendos tendem a ser mais estáveis e sofrem menos com a volatilidade de mercado. Particularmente gosto da criação de uma carteira com diversos tipos de ativos, no geral compondo-a com renda fixa e variável. Acredito ser indicada uma carteira de investimentos que mescle ativos com liquidez diversa e com prazos de vencimentos diversos, isto de forma que o grau de risco da carteira não seja alto.

Diversificar investimentos é uma máxima de finanças e nós já exploramos bastante o tema em artigos anteriores, mas sempre que possível é algo que deve ser praticado. No entanto, a diversificação de investimentos não é para “todos os bolsos”. Sendo assim, o leitor deve considerar em primeiro lugar quanto é o valor total de suas aplicações. Por exemplo, um valor próximo a R$ 5 mil não é fácil de obter-se sua diversificação. Mas por outro lado, mesmo o investidor com valores menores pode lançar mão de algumas alternativas e focar em fundos uma vez que estes têm sua gestão na mão de profissionais que diversificam a carteira. Em outros termos o investidor está investindo em uma carteira diversificada. Outra maneira simples, para aqueles que não gostam de risco, é investir no Tesouro Direto e aplicar em títulos diferentes e de prazos distintos.

Se quiser saber mais sobre como investir em ações, basta me contatar no e-mail: bruno@remoinvestimentos.com. Nosso escritório Remo Investimentos ligado à XP Investimentos (a maior corretora da América Latina) tem como objetivo informar e educar o investidor, além de oferecer assessoria financeira, desde a montagem da sua carteira ao acompanhamento da rentabilidade dos seus investimentos.

 

Bruno Rossi Alves

Graduado em Administração e Finanças pela ESAMC, CO-FOUNDER do Grupo Cenário Capital, 16 anos de experiência no mercado segurador e especialista em Previdência Privada, Sócio na Remo Investimentos, escritório credenciado a XP Investimento em São Paulo.

bruno@remoinvestimentos.com / 19.9.9183-9794

Fechar Menu