19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Como mastigar me torna mais saudável.

Como mastigar me torna mais saudável.

Quando criança, sempre ouvi uma orientação de meus pais para que eu mastigasse pelo menos 32 vezes antes de engolir.

Naquela idade, era muito chato ter que mastigar tanto e ficar perdendo tempo na mesa, contando as mastigadas a cada garfada.

Como assim ficar mastigando desnecessariamente se com 10 mastigadas o alimento já podia (no sentido de ser possível) ser engolido?

Olha quanta vida pra ser vivida, quanta coisa pra fazer, quanta rua pra brincar…

E assim foi indo, até que a minha mastigação se tornou mais e mais superficial e cada vez mais rápida.

Junto com ela, todas as outras coisas também foram se acelerando: já não há mais tempo de “fazer nada”.

O tempo todo é preciso estar produzindo, fazendo algo, sendo útil.

Já aconteceu até de eu comer algo com tanta rapidez que eu acabei e pensei: “nossa, eu nem percebi se estava bom ou ruim”.

Foi quando eu parei para pensar no quão importante era ter mastigado com calma.

A orientação feita por meus pais na infância tinha um fundamento: quanto mais mastigada, triturada e moída, melhor seria a absorção do alimento pelo meu organismo.

Uma pesquisa realizada em 2009 comprovou: pessoas que mastigaram 10, 20 e 45 vezes um punhado de amêndoas tiveram diferenças significativas na absorção dos nutrientes e nos níveis energéticos.

Sendo um organismo integral, influenciado por diversos aspectos, nós, seres humanos, somos mais do que o que comemos – nós somos COMO nós comemos.

A mastigação é um processo que envolve agressividade (atenção para a diferença de agressividade x violência) para destruir o alimento e assim ele pode ser absorvido.

Se o alimento não é mastigado, ele entala na garganta e pode nos matar asfixiados.

Mastigar psicologicamente funciona da mesma forma: se as palavras e comportamentos do outro são “enfiados goela abaixo”, eu afogo, dói, e em muitos casos cai como uma pedra no estômago, indigesta.

Essas muitas pedras não são assimiláveis: logo, viram vômito. Precisam ser expelidas. Mas ainda assim, machuca a garganta e faz mal pro organismo.

Você está engolindo sem mastigar? Você mastiga pouco? Você mastiga? Você sente o gosto? Você aprecia? Você assimila? Você escolhe o que comer e o que jogar fora?

Fechar Menu