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Como contratar uma empresa na área de comércio exterior?

Como contratar uma empresa na área de comércio exterior?

​O mercado tem exigido cada vez mais profissionais especializados em áreas específicas de atuação nas diversas áreas do mundo dos negócios. Sendo assim, surge uma dúvida no processo de contratação da empresa que irá cuidar das operações de importação e exportação da sua empresa. Qual a melhor forma na hora da contratação?

Sua empresa acredita na individualização da contratação? Neste caso, a empresa gerencia particularmente a contratação, por exemplo, de uma empresa especializada em desembaraço aduaneiro, outra em agenciamento de cargas, outra em transporte rodoviário e em cada operação conta com um profissional diferente. Minha orientação é pela contratação de uma única empresa especializada em tudo. Isso mesmo, sua empresa deve contratar uma empresa que entenda o comércio exterior de ponta a ponta.

Para uma boa contratação de uma empresa especializada em assessoria e prestação de serviços na área de comércio exterior é necessário observar alguns pontos fundamentais que permitirão um caminho econômico, seguro, rápido, eficiente e transparente nas operações de importação ou exportação que sua empresa pretende realizar.

A empresa contratada deve obrigatoriamente conhecer todos os segmentos do comércio exterior para que uma boa assessoria seja prestada, auxiliando na compra e venda internacional, na formulação dos documentos inerentes ao processo, colaborando na melhor determinação do Incoterm, providenciando e justificando a melhor opção entre o frete aéreo, marítimo ou até mesmo rodoviário, estabelecendo com clareza a planilha dos impostos incidentes e desembaraçando sua mercadoria com segurança para um transporte rodoviário eficaz, assessorando também em operações especiais como drawback, ex-tarifário entre outros.

Neste sentido, é vantajoso para a sua empresa que a contratada tenha o gerenciamento da operação, tornando mais eficaz o seu controle e o monitoramento do cumprimento das obrigações de seu prestador, bem como uma padronização financeira sem surpresas, proporcionando o fechamento dos processos com mais agilidade, clareza e organização.

Existe uma diferença básica entre o profissional especialista e o profissional generalista. No comércio exterior as empresas necessitam de profissionais generalistas, que entendam o comércio exterior de ponta a ponta, e não de especialistas, que entendem apenas uma parcela de sua operação.

Faça o teste e siga essa dica. Sua empresa certamente terá um gerenciamento organizacional mais eficaz e um controle financeiro mais claro nas operações internacionais.

 

Renan Rossi Diez

Diretor na Intervip Comércio Exterior. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Pós-Graduado em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela IBE-FGV Campinas. Autor do livro Minuto Comex.

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