19 3491-3000 contato@jcrnet.com.br Rua Bento Dias, 275, Centro, Capivari
Amanhã, acontece a comemoração de 1 ano da Galeria Tarsila do Amaral

Amanhã, acontece a comemoração de 1 ano da Galeria Tarsila do Amaral

A Prefeitura de Capivari convida a todos para prestigiar a comemoração de 1 ano da Galeria Tarsila do Amaral. A entrada é gratuita, e o local fica na Avenida Cândido Mota, s/n, bairro Estação.

A galeria foi criada para homenagear a capivariana Tarsila do Amaral, que foi uma pintora, desenhista, tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil.

O espaço cultural dedicado à vida e obras da pintora capivariana reúne cerca de 70 reproduções de trabalhos da artista
A Galeria Tarsila do Amaral, espaço cultural de Capivari dedicado à vida e obras da pintora e desenhista capivariana Tarsila do Amaral (1886-1973), representante do movimento modernista brasileiro, completa um ano de funcionamento em fevereiro, tendo recebido visita de cerca de 3 mil pessoas neste período, entre crianças, jovens, adultos e idosos de Capivari e cidades da região, como Rafard, Piracicaba, Elias Fausto, Campinas e Hortolândia.

Inaugurada em 22 de fevereiro de 2018, a Galeria Tarsila do Amaral abriga cerca de 70 obras de arte, que são releituras e reproduções de quadros de autoria da Tarsila do Amaral. Essas peças artísticas foram confeccionadas por professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Capivari, bem como por artistas visuais do município e da região. Também existem obras emprestadas do acervo do Museu Histórico Pedagógico Doutor Cesário Motta Júnior.

Entre as releituras em exposição no local estão as de quadros como A Lua (1928), Abaporu (1928) e Operários (1933). Os suportes utilizados nas produções das obras são variados, como tela, tecido, telha, azulejo, madeira e metal. Alguns dos materiais e técnicas usados são sementes, canudos, botões, rolo de papel higiênico, jornal, mosaico e tie dye. A exposição é integrada, ainda, por esculturas, cenários interativos, jogo quebra-cabeça, painel com a linha do tempo de Tarsila, unindo imagens e informações biográficas, e banners com reproduções de frases de autoria da artista. Uma carteira forense com inscrição dedicatória e assinatura de Tarsila do Amaral ao amigo major Antonio Pires de Campos, de 1913, também pode ser apreciada pelos visitantes. 

VISITAS – As visitas à Galeria Tarsila do Amaral podem ser mediadas. A entrada é gratui-ta. O horário de funcionamento do local é terça e quarta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h; quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Para agendamento de visitações em grupos é necessário enviar mensagem para tarsiladoamaral@capivari.sp.gov.br. O endereço da galeria é avenida Cândito Motta, 18, vila Benjamin (Bairro Estação). Informações: (19) 3491-1322.

Fechar Menu